Ministério da Saúde

terça-feira, 14 de junho de 2011

Farmácia popular do Brasil

            Farmácia popular é um programa do Governo Federal Brasileiro desenvolvido em parceria com prefeituras municipais do país. As prefeituras municipais arcam com a estrutura física da farmácia e com a contratação de funcionários para o atendimento (inclusive farmacêuticos) e o Governo Federal contribui com o valor dos medicamentos.
            O programa foi criado em 2004 com o objetivo, segundo o Ministério da Saúde, de ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, oferecendo tais medicamentos a preços reduzidos.
            Em 2006 a iniciativa cresceu e alcançou a rede privada sendo chamado de “Aqui Tem Farmácia Popular”. Hoje, mais de 2,5 mil municípios possuem estabelecimentos do programa e cerca de 1,3 milhão de brasileiros são beneficiados por mês, sendo aproximadamente 660 mil hipertensos e 300 mil diabéticos.
            Com exceção dos medicamentos para hipertensão e diabetes que são gratuitos, o programa Aqui Tem Farmácia Popular oferece os medicamentos com preços até 90% menores dos que se tem em farmácias comuns.

             Para mais informações sobre temas relacionados à saúde acesse o site do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário