Ministério da Saúde

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Antibióticos

"Quanto menos usar, melhor. Um exemplo de uso inadequado é para o combate de doenças virais, como as do sistema respiratório", ressalta infectologista Patrícia Pinheiro, que atua no Serviço de Infectologia do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (RJ).

      Antibióticos utilizados indiscriminadamente causam um problema enorme: a resistência bacteriana. A capacidade das bactérias resistirem aos antibióticos é maior do que a capacidade do ser humano de desenvolver novos medicamentos. Existem bactérias super resistentes geradas pelo uso indevido de antibióticos. Isso é grave! Se as bactérias são resistentes, é difícil encontrar um medicamento capaz de eliminá-las, o paciente não responde ao tratamento e a doença vai ficando cada vez mais grave. A Organização Mundial da Saúde divulgou que a cada ano são encontrados 440 casos de tuberculose resistente, e 150 mil mortes por falta de resposta ao tratamento.
        Uma classe de antibióticos que foram utilizados sem controle é a classe das Sulfas. Esses antibióticos foram usados durante a Segunda Guerra Mundial e atualmente é difícil encontrar alguma bactéria que não seja resistente a eles.
      Um exemplo atual da resitência de bactérias é o recente caso ocorrido da Alemanha, da bactéria Escherichia coli que adquiriu uma forma extremamente resistente, especula-se que a oito tipos de antibioticos! Essa bactéria é a mais estudada de todos os tempos! Essa nova forma pode ser devido à modificação genética, mas ainda não existem estudos conclusivos. As infecções por E. coli entero-hemorrágica têm um período de incubação entre três e oito dias e causam uma inflamação no trato gastrintestinal, frequentemente acompanhada de febre, vómitos, dor abdominal e diarréia com sangue. Esse quadro é chamado de Síndrome Hemolítica Urémica (HUS), e provoca graves danos renais, intestinais e no sistema nervoso central. Quinze pessoas já morreram na Alemanha e uma na Suécia.

     Outro problema de se automedicar com antibióticos é a dosagem incorreta. Existem muitos casos de intoxicação por antibióticos devido à alta dosagem administrada, principalmente em crianças.
     Os antibióticos constituem uma classe de medicamentos utilizados indiscriminadamente pela maioria da população. Recentemente, com novas regras divulgadas pela ANVISA, eles só serão vendidos mediante apresentação de receita médica.
   Exemplos de antibióticos utilizados: Amoxicilina, Penicilina, Cloranfenicol, Ciprofloxacino

Nenhum comentário:

Postar um comentário