Ministério da Saúde

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Analgésicos

         Quem nunca tomou um analgésico sem receita médica? Aquele medicamento que todo mundo tem em casa e toma quando dá uma dorzinha aqui, outra ali...
         Esse uso descontrolado de analgésicos pode acabar piorando a dor! Estudos revelam que a vontade de cessar a dor rapidamente leva a pessoa a tomar doses excessivas do medicamento, causando uma resistência do organismo àquele medicamento. Normalmente esse costume de tomar doses excessivas se torna frequente, e a longo prazo as dores se tornam mais fortes e mais frequentes, acompanhadas de náusea, ansiedade, esquecimento e irritabilidade. Se as doses forem altas demais, pode levar até a uma parada cardíaca!
          Se analgésicos forem administrados junto ao álcool, os efeitos colaterais são potencializados!
       Entre os medicamentos utilizados em casa, os analgésico estão entre os primeiros. Dentre os mais comuns estão o Paracetamol, Dipirona, Aspirina e Ibuprofeno.
        O paracetamol, por exemplo, é uma analgésico que se utilizado a longo prazo e em altas doses pode causar mau funcionamento dos rins e sangramento. A dipirona possui uma chance mínima de reduzir a produção de células sanguineas pela medula ossea, mas essa chance existe.
Dipirona Sódica
         A aspirina não deve ser utilizada por quem tem úlceras, ela piora os sintomas, e nem por quem tem asma pois pode ocasionar uma crise asmática. Além de analgésico, a aspirina é utilizada para deixar o sangue mais "ralo", geralmente para quem já teve Acidente Vacular Cerebral, para evitar coagulos sanguíneos que gerem o AVC. A pessoa que não tem esse tipo de problema deve tomar cuidado ao tomar aspirina, pois pode enfrentar problemas de coagulação quando lesionar alguma parte do corpo.
       Os analgésicos são medicamentos que devem ser utilizados a curto prazo. Se a utilização ultrapassar dez dias para reduzir a dor, o analgésico não é o medicamento recomendado para o tratamento!             Deve-se procurar um médico para o diagnóstico correto. Se utilizados a longo prazo, os analgésicos como morfina, codeína, podem ocasionar uma dependência do paciente, uma vez que também aliviam medo e ansiedade. Também pode ser observado efeito sedativo, porém esses efeitos mais graves são raros quando esses medicamentos são utilizados por um curto período de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário